segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Linhaça

Linhaça como aliada no combate ao colesterol


Foram publicadas uma infinidade de revisões de trabalhos científicos sobre o efeito da linhaça (semente, óleo ou suplemento de lignana) no perfil lipídico do colesterol total, do LDL, do HDL (lipoproteína de alta densidade) e triglicerídeo. Os resultados referem-se aos grupos suplementados em relação aos grupos controles, ou seja, aqueles que não consumiram linhaça ou seus derivados.

Os resultados para colesterol total foram investigados em 28 estudos e um total de 1548 participantes, enquanto o LDL foi estudado em 27 artigos, somando 1471 indivíduos. A redução nos níveis de colesterol total foi significante para a maioria da população em questão, com redução média de 0,10 mmol/L e a redução de LDL, média de 0,08 mmol/L, foi considerada também significativa.

As maiores reduções no colesterol total foram observadas com o uso da semente de linhaça inteira Similarmente, as concentrações de LDL diminuíram com a semente de linhaça . Não houve mudanças significativas na concentração sérica de colesterol total e LDL com o uso do óleo de semente de linhaça.

“Talvez o efeito do óleo de linhaça tenha sido mascarado pelos ácidos graxos mono e poliinasturados consumidos por meio de outros alimentos na dieta do grupo controle. O óleo de linhaça é rico em ácido alfa-linolênico (50 a 62% do óleo ou 22% da semente). Alguns estudos já relataram que a suplementação com óleo de linhaça não reduziu significativamente os níveis de colesterol e LDL sanguíneos, e que o risco para doenças cardíacas pode ser diminuído quando as gorduras trans e saturadas são substituídas pelo ácido alfa-linolênico”, comentam os autores.

“A semente de linhaça contém muita fibra (28% do seu peso), sendo que 25% deste conteúdo está na forma solúvel. Adicionalmente, a linhaça é uma das fontes dietéticas mais ricas em lignanas (esteróide vegetal de ação análoga ao estrógeno em mamíferos) e já foi provado na literatura científica que as fibras solúveis e as lignanas podem diminuir significativamente o colesterol total e LDL. As doses diárias usadas nas intervenções com linhaça foram de 20g a 50g (média de 38 g/dia)”, dizem os autores. Duas colheres de sopa da linhaça possui em média 20g.

Em geral, estas mudanças foram maiores nas mulheres do que nos homens. Os estudos ainda observaram que as maiores reduções nos níveis de colesterol e LDL sanguíneos foram observadas naqueles indivíduos cujas concentrações iniciais eram mais elevadas.



De acordo com os relatos científicos, podemos perceber que a linhaça em grão é uma aliada no tratamento da hipercolesterolemia, então, é hora de enriquecer sua alimentação com essa poderosa fibra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário