segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Boa alimentação é arma contra estresse

Falta de nutrientes reduz capacidade de adaptação

É nessa hora que o corpo vai ficar mais vulnerável a doenças provocadas pelo estresse excessivo: gripes, gastrite, retração de gengiva, doenças dermatológicas, hipertensão. Para não deixar o problema se agravar a esse ponto, a alimentação deve ser rica em frutas, legumes e verduras. Isso garante uma reserva constante da chamada “energia adaptativa”.

Isolina ensina que nutrir-se adequadamente é um dos quatro passos mais importantes para ter maior controle sobre o estresse. Os outros são: ter momentos de relaxamento durante o dia, praticar exercícios físicos e aprender a ter uma atitude mais positiva diante da vida.
Açúcar obriga o corpo a enfrentar altos e baixos
Além de comer os alimentos certos, é preciso saber o que evitar. Segundo a Nutri, a ingestão de açúcar, cafeína e sal em excesso gera desgaste no organismo, o que pode agravar o estresse.



Quando alguém come um doce, por exemplo, o nível de glicose no sangue aumenta muito rapidamente. Com isso, o pâncreas secreta mais insulina do que o normal. Em excesso, a insulina acaba retirando mais açúcar do sangue do que deveria, provocando uma hipoglicemia reativa. Essa baixa na taxa de açúcar é prejudicial ao cérebro, porque sua energia primária depende da glicose. Assim, duas horas depois de ingerir o doce, a pessoa pode experimentar irritação e ansiedade. Num círculo vicioso, passa a desejar mais açúcar - para recuperar os níveis de glicose anteriores.
Cafeína primeiro excita; depois, provoca cansaço

A ingestão de açúcar também dispara a liberação temporária de endorfinas, substâncias que causam sensação de bem-estar. Algum tempo depois, o nível de endorfinas no organismo cai abaixo do normal e a pessoa volta a querer comer um doce, pois pensa que assim se sente melhor. Na verdade, está obrigando o organismo a enfrentar altos e baixos o tempo todo e a encontrar mecanismos para se adaptar a eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário